24 julho 2014

AS EFIGIES DOS INIMIGOS

Possui-se a data precisa em que esta manifestação se realizou em Saigão: 19 de Julho de 1964. Por pouco não acertámos com o seu 40º aniversário. O regime sul-vietnamita vacilava nos fracos alicerces com que se firmara depois da partição do Vietname em dois (1955): oito meses e meio antes, com a complacência norte-americana, os militares haviam derrubado o regime de Ngô Đình Diệm (1901-1963), substituído nos três meses seguintes por um regime militar do general Dương Văn Minh (1916-2001), derrubado por sua vez por outro golpe de outra facção militar encabeçada pelo general Nguyễn Khánh (1927-2013) que, embora no poder já há cinco meses e meio por altura da foto, também não iria durar muito – até Fevereiro de 1965, sobrevivendo entretanto a mais duas tentativas de golpe de estado.

Entretanto a guerrilha do vietcong patrocinada pelo Vietname do Norte crescia, assim como o envolvimento dos Estados Unidos no seu combate. Não estando muito bem estabelecido naquele período turbulento a QUEM competiria dirigir os destinos do Vietname do Sul, percebe-se na fotografia supra que parecia não haver hesitações contra QUEM eles eram dirigidos: os bonecos expostos são (à direita) os do norte-vietnamita Hồ Chí Minh (1890-1969) e de Charles de Gaulle (1890-1970), o presidente da antiga potência colonial¹. A História veio demonstrar que esta selectividade só por si não chegava, e o exemplo faz-me lembrar o quão pouco concertadas têm sido as propostas para uma rectificação das políticas de construção europeia, para além de uma animosidade permanente contra a pessoa de Angela Merkel.

Note-se que isto será preocupação apenas para aqueles moderados que, ao contrário do establishment, não concordam que a estrutura actual da União Europeia seja essencialmente sólida, e ainda se dispõem a reformá-la sem a deixar implodir se deixada às forças de desagregação, como antecipam os vários nacionalismos do bloco oposto.

¹ Em 31 de Janeiro de 1964 de Gaulle propusera numa conferência de imprensa a neutralização dos quatro países da antiga Indochina francesa e que se encetassem conversações de paz entre os dois Vietnames, uma proposta que conseguiu irritar simultaneamente os dois blocos que se defrontavam no Sudoeste Asiático.

Sem comentários:

Enviar um comentário